Relógio

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

módulo 11- gestão democrática nos sistema e ensino

O estudo do módulo 11 de Secretaria Escolar-Gestão democrática nos sistemas e na escola nos remete a uma prática importante
social da educação: a gestão democrática no sistema de ensino e na escola.Compreendemos que a ação dos funcionários na escola é, sobretudo, uma ação educativa. Todos que atuam na escola se envolvem na prática social da educação, uns com mais consciência sobre seu papel, outros com menos. Sabemos também que quanto mais consciente se torna esta ação, maiores as possibilidades de construirmos uma escola inclusiva, democrática e de qualidade para todos os brasileiros.
a inserção da escola no Sistema Educacional e a relação entre as diversas instâncias do Poder Público;o processo de construção da gestão democrática na escola e no sistema de ensino, seus instrumentos e elementos básicos ;como é o financiamento da educação no Brasil e a gestão financeira da escola; o processo de construção do Projeto Político-pedagógico (PP) e a possibilidade de participação dos diversos segmentos escolares.
“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
                                                                Paulo Freire



Módulo 11 – Meio Ambiente, Sociedade e Educação


Este módulo tem por objetivo levar aos estudantes o conhecimento das concepções de meio ambiente e seus fundamentos científicos, de forma a levá-los a reflexões acerca da interação entre sociedade, meio ambiente e educação.

O estudo deste se realizou no dia 08 de outubro nas dependências da Escola Estadual Presidente Médici. Nesta aula contamos com a colaboração e parceria do Professor/Mestre em Educação Ambiental Donizete de Oliveira, que proporcionou aos estudantes uma palestra de excelente nível, onde enfatizou as noções básicas de ecologia, meio ambiente e sua preservação, além, das contribuições da Física, Química e Biologia em relação ao tema proposto.
Durante a aula foi abordado os temas propostos no módulo através de slides e vídeos. Vídeos estes pesquisados e selecionados, como, sustentabilidade, educação ambiental, reciclagem, entre outros, estes seguem linkados abaixo:
Educação Ambiental: 5 atitudes que você pode ter:

http://www.youtube.com/watch?v=Lfqv62K-Bxs

Vídeos sobre sustentabilidade (Santander):

http://www.youtube.com/watch?v=VKCvFaQbx9c

http://www.youtube.com/watch?v=RCme7wmFCGY

http://www.youtube.com/watch?v=8Jug39kaj7g
Energias Renováveis:

http://www.youtube.com/watch?v=9bfYogfLYQs

Reciclagem:

http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts

http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk

Foi uma aula produtiva e dinâmica onde os estudantes demonstraram interesse e curiosidade aos temas e atividades que lhes foram propostos.

Postado por: Jackeline Cerri Nabarro – Tutora Infraestrutura – Turma A


 
Módulo 11: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

      O módulo nos  traz questões importantes relacionadas à alimentação  saudável e a sustentabilidade, pois há maneiras viáveis de assegurar qualidade e continuidade, também encontramos informações que vão desde a composição dos alimentos até programas  ou políticas associadas à alimentação.Desperta a curiosidade de que a alimentação saudável é um conceito amplo e que ela pode ser alcançada em qualquer ambiente.
     Os conteúdos serão fundamentais para que você possa exercer correta e efetivamente o seu papel de Educador (a) Alimentar, contribuindo para a formação de indivíduos que compreendam, problematizem e atuem na construção de propostas para a melhoria das condições de saúde e alimentação da comunidade escolar.



Nenhum comentário:

Flickr