Relógio

segunda-feira, 2 de março de 2009

MÓDULO I - FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

O Profuncionário visa a construir identidades, depende muito de você, de seu sucesso neste curso e da forma como você transformar e afirmar seu novo papel na escola e no sistema.
É com base nesta idéia que desenvolvemos as 4 primeiras unidades do módulo I no dia 28/02/09.
Sempre iniciando pedindo a benção de Deus através da oração sobre o desenvolvimento da aula, também compartilhamos a leitura do texto "Ensinar é mais difícil do que aprender" e refletimos sobre como desenvolver o nosso papel de educadores na escola.
Como primeira atividade, os cursistas finalizaram o módulo 2 - "Educadores e educandos: tempos históricos" com a produção da reflexão final do módulo e mais algumas orientações sobre o memorial.
Na sequência analisamos as histórias das duas primeiras unidades e a reconstrução histórica da educação desde os remotos tempos da colonização portuguesa. Pausamos para o café e retomamos as atividades agora com a análise das unidades 3 e 4, seguindo as atividades com muita discussão sobre os temas polêmicos que envolvem a atual situação da educação e as necessidades de algumas mudanças observadas pelos cursistas. Uma novidade nessa aula, e claro, pedida pelos cursistas, foi o desenvolvimento dos pratiques no decorrer da aula, e foi muito produtivo, pois nós, tutores, levantamos algumas informações precisas para o desenvolvimento de alguns pratiques e os cursistas tiveram a oportunidade de desenvolver os demais no ambiente da aula com mais clareza, ficando para casa as reflexões do trabalho desenvolvido. E deu muito certo. Servimos o almoço às 11:30 h. e ao retornarmos, as turmas de Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos desenvolveram a atividade Dimensão de problemas no ambiente de trabalho e chuva de idéias para solucionar os problemas, enquanto as turmas de Infra-estrutura Escolar e Alimentação Escolar reforçaram a construção do memorial, pois as dificuldades sobre a produção do mesmo são muitas.E para finalizar a aula, a boa notícia - os cursistas que desejarem terão um curso básico de informática de 30 horas oferecido pelo NTE com a colaboração dos técnicos dos laboratórios de informática das escolas estaduais e municipais. E, ao término deste, um curso de Excel para melhorar o desempenho do pessoal da secretaria e dos demais que queiram aprender. Agora é só começar. Até a próxima aula, cursistas.

Nenhum comentário:

Flickr