sexta-feira, 6 de julho de 2012
Discurso do Diretor Mauricio Candidio na formatura da segunda turma do Profuncionário em Naviraí.
Ilustríssima Senhora Secretária Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Professora Nilene Badeca da Costa, em nome da qual, eu cumprimento a mesa.
Srs diretores das Escolas Estaduais e Municipais de Navirai, Itaquirai e Eldorado, que muito contribuíram para a realização deste trabalho que hoje aqui encerramos,
Srs Colaboradores das diversas instituições que ao longo deste curso enriqueceram as aulas do profuncionário com brilhantes palestras em áreas específicas.
Autoridades presentes, Senhores, Senhoras convidados, FORMANDOS, é com grande alegria que me dirijo a vocês como formandos, porque ao longo destes 18 meses, todas as vezes em que me dirigi a vocês foi como cursistas. Hoje posso dizer com muito orgulho: formandos. Lembro me perfeitamente de nossa aula inaugural, um dia chuvoso na Câmara Municipal, quando pedimos a vocês persistência e perseverança, como gostaria de estar presente na formatura de vocês com todo grupo sendo Certificado; é, realmente podemos dizer que vocês perseveraram, pois todas as desistências foram justificáveis, por motivo de doença ou mudança de município, sabemos das dificuldades que enfrentaram durante estes 18 meses de curso, deslocando-se de seus lares, deixando afazeres domésticos e os momentos de lazer com familiares, depois de uma semana de intenso trabalho em suas escolas para se encontrarem com tutores e colegas de curso, Mas, acredito que foi prazeroso, para cada um dos formandos, todos os encontros realizados aos sábados, pois puderam adquirirem conhecimentos filosóficos e sociológicos; discutiram sobre ética, solidariedade, relacionamento interpessoal, puderam voltar aos bancos escolares e se sentirem valorizados como profissionais da Educação; cada um agora tem a plena consciência de que faz parte do processo educativo da humanidade, que a educação começa em casa, mas aprendemos nas ruas, nas festas, na igreja, nos sindicatos. Porém, ela é sistematizada na escola, passando pelo portão da escola, com a recepção calorosa do porteiro aos alunos; com o equilíbrio harmonioso do pessoal da limpeza que dá um toque todo especial ao ambiente escolar; com o cheirinho saboroso que emana da cozinha; com os assistente administrativos e secretária que, na realidade, são o coração da escola. Por fim, a educação é sistematizada na sala de aula, com os professores regentes e alunos. Então, educação é um processo que envolve diversas etapas, diversas pessoas, e você é fundamental neste processo, caro formando. Você tem uma participação especial na lapidação deste diamante precioso que são os diversos profissionais que atuam na sociedade. Está ficando para trás o tempo em que o porteiro, as merendeiras, os funcionários de conservação, limpeza e vigilância eram trabalhadores invisiveis ou de segunda categoria. A concepção da escola democrática que a realidade brasileira impõem, exige que todos os trabalhadores em educação sejam integrados ao projeto pedagógico e sejam considerados educadores. Mas, para tal, é preciso que os funcionários tenham cada vez mais escolaridade e capacitação profissional pedagógica e técnica.
Mais que isso. As diferenças que havia entre professores e funcionários e até mesmo funcionários de maior ou menor proximidade às tarefas pedagógicas têm que ser substituidas por uma relação de igualdade e fraternidade dentro do espaço escolar.
Portanto, quero reverenciar a vocês formandos, pelo esforço, pela dedicação e por fazer parte deste segmento tão importante no nosso planeta para construirmos homens e mulheres de bem, que é a Educação. Hoje, finalmente, vocês estão graduados como técnicos nas diversas modalidades em que cursaram.
Realmente, Professora Nilene, sempre digo que estamos ajudando a escrever a história da Educação em Mato Grosso do Sul. Em sua primeira gestão, concluímos um dos mais belos capítulos desta história, onde gestores, coordenadores, alunos, professores, funcionários públicos de nível médio configuraram como protagonistas. Continuamos a escrever esta história, pois ela tem mais de 500 anos no Brasil e sempre vai continuar, mas tenho certeza que este capitulo que estamos iniciando, nesta nova gestão, em que temos a senhora como mentora, será tão ou mais belo que o capitulo anterior. As personagens são as mesmas, mas com mais preparo para atuação neste capitulo da história, pois estas personagens passaram por um aperfeiçoamento, como este curso do PROFUNCIONÁRIO que estamos concluindo ,que é a verdadeira democratização da escola pública para a comunidade interna e externa.
Não posso deixar de citar aqui a equipe que atuou no nosso PROFUNCIONÁRIO,Coordenadora e Professora Eunice, a qual designamos como coordenadora do curso juntamente com as tutoras Lílian, Dulce, Sueli e Michela, em Naviraí, Érica, em Eldorado e Dorival, em Itaquirai, sabemos perfeitamente que esta equipe deu um toque especial, formatou este curso com a nossa realidade, juntamente com os diretores das escolas Estaduais e Municipais os quais abriram as portas das escolas para que os cursistas pudessem realizar suas pesquisas e também receberam os tutores semanalmente nas escolas. Ficam aqui nossos eternos agradecimentos, como também aos colaboradores das diversas instituições e profissionais liberais os quais colaboraram com palestras afins.
Realmente, professora Nilene, posso afirmar que no Cone Sul, a SED encontra parceiros fortes, comprometidos, com garra e determinação, através dos prefeitos que acamparam este projeto: em Navirai, Zelmo de Brita e o Gerente Municipal de Educação, César Martins da Fonseca; em Itaquirai, a prefeita Sandra Cardoso Martins Cassone e o secretário de Educação que acompanhou praticamente o projeto Pedro Rui e também o atual secretário, Michel Pasquini Ramos, e em Eldorado, a Prefeita Marta Maria de Araujo e o secretário de Educação Mário Coelho. Portanto, gostaríamos do empenho de vossa pessoa na continuação deste projeto de grande importância para os funcionários de nível médio e para a Educação como um todo, não somente para Navirai, Itaquirai e Eldorado. Sabemos que esta estrutura que hoje se encontra montada no NTE de Navirai, tanto com recursos humanos, através da equipe competente do PROFUNCIONÁRIO, como de recursos materiais, poderá ser colocada em ação para atender toda nossa região, no tocante ao projeto PROFUNCIONÁRIO.
Para finalizar, gostaria de parabenizar o Governo do Dr. André Pucinelli pelo investimento que tem feito na Educação, não só com recursos materiais através de reforma de escolas e construção de ste, bibliotecas, refeitórios e novas escolas, mas principalmente pelo investimento que tem feito em recursos humanos, e pelo incentivo aos alunos com premiação aos melhores de cada sala. Em tempo, gostaria de agradecer o empenho de nossos deputados da Região, Dr. Onevam José de Matos e Mara Caseiro que tem dedicado um carinho especial à área educacional, através de emendas parlamentares as quais têm beneficiado, e muito, nossas escolas.
Formandos, aceitem aqui minhas sinceras felicitações, a cada um de vocês, que ao longo destes 18 meses estiveram interagindo com a nossa equipe e tutores do PROFUNCIONÁRIO .
Muito Obrigado
quinta-feira, 28 de junho de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Profuncionário tem aula inaugural em Ivinhema.
Teve inicio no dia 18 de Maio em Ivinhema, a solenidade de abertura da aula inaugural do curso técnico Profuncionario, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica/MEC em parceria com os estados, municípios e entidades representativas da educação.
Este curso tem por finalidade aumentar a escolarização em nível técnico dos administrativos educacionais, como também ampliar sua formação continuada promovendo habilitação profissional técnica nas áreas de: infra estrutura escolar, secretaria escolar e alimentação escolar. A solenidade inaugural foi realizada no anfiteatro da UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e contou com a presença de alunos, representantes do executivo,secretária de educação,representante do sindicato e Fetems.
As aulas serão ministradas no recinto da Escola Estadual Senador Filinto Muller para os encontros presenciais, os quais serão realizados uma vez ao mês em período integral onde serão oferecidas 60 vagas distribuídas entre os cursos: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Infra-estrutura Escolar, Técnico em Secretaria Escolar.
Em sua fala a secretária de educação Cleonice Aparecida Colodeti Poggi reiterou que este curso é de suma importância para Ivinhema, uma vez que este projeto visa a melhoria e valorização profissional do pessoal de apoio técnico e administrativo da área de educação, além de efetivamente colaborar na boa formação da cidadania. A aula inaugural contou com a presença do diretor do NTE de Naviraí Maurício Candido, da professora e coordenadora Eunice Cardoso de Oliveira e das tutoras Dulce Delevatti da turma de alimentação escolar , Lilian Andrade da turma de secretaria escolar e Daiane Luna de Sá da turma de infra estrutura escolar .
quinta-feira, 17 de maio de 2012
sábado, 12 de maio de 2012
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Aula do dia 31 de Março de 2012./ MÓDULO 16
TURMA DE SECRETARIA ESCOLAR:
Demos a partida para nossa aula com a dinâmica do Tangran, apresentei, brevemente, aqueles conceitos principais da matemática, sem os quais seria impossível a compreensão da Estatística,tais como atividades no produto cartesiano.Depois, mergulhamos no jogo Batalha Naval e na Estatística Descritiva, isso significa que passamos a olhar com atenção tabelas e gráficos tão presentes em nossas vidas. Nosso objetivo foi apresentar a organização e exposição de dados como ferramenta para a leitura da realidade.
Reconhecer a importância da Matemática em nossas vidas, trabalhando de uma forma divertida.
Nesse momento do estudo, procuramos organizar informações já manipuladas por todos nós, em nossas atividades profissionais, mas que mereciam atenção especial.
Demos a partida para nossa aula com a dinâmica do Tangran, apresentei, brevemente, aqueles conceitos principais da matemática, sem os quais seria impossível a compreensão da Estatística,tais como atividades no produto cartesiano.Depois, mergulhamos no jogo Batalha Naval e na Estatística Descritiva, isso significa que passamos a olhar com atenção tabelas e gráficos tão presentes em nossas vidas. Nosso objetivo foi apresentar a organização e exposição de dados como ferramenta para a leitura da realidade.
Reconhecer a importância da Matemática em nossas vidas, trabalhando de uma forma divertida.
Nesse momento do estudo, procuramos organizar informações já manipuladas por todos nós, em nossas atividades profissionais, mas que mereciam atenção especial.
"As fórmulas, deixe que as calculadoras e as planilhas eletrônicas resolvam.
A nós cabe, contudo, saber o que representam os resultados, bem como de que maneira organizar os dados para que cheguemos a eles. A nós compete identificar as ferramentas que contribuem para dar mais qualidade às nossas atividades profissionais.
A nós cabe, contudo, saber o que representam os resultados, bem como de que maneira organizar os dados para que cheguemos a eles. A nós compete identificar as ferramentas que contribuem para dar mais qualidade às nossas atividades profissionais.
Transformar dados em informação: esse é o desafio! "
Carlos Augusto de Medeiros/ autor do Módulo 16- Secretaria
Carlos Augusto de Medeiros/ autor do Módulo 16- Secretaria
MÓDULO 16 – CARDÁPIOS SAUDÁVEIS
O módulo enfatiza o preparo das refeições a preocupação com a higiene é essencial, pois muitas doenças podem ser causadas pelo preparo inadequado dos alimentos. No início da aula foi trabalhado o TANGRAN para descontrair, a seguir foi entregue a cada estudante uma folha para completar e palavras cruzadas em forma de resumo de cada unidade e depois passada as respostas a todos da sala, sendo assim, um conteúdo muito importante, no qual pode contribuir no crescimento, no aprendizado e na formação de bons hábitos alimentares. Ouviram várias músicas para preparar uma paródia trabalhando o tema alimentação saudáveis, e concluímos a aula com grande aproveitamento em prática dos conhecimentos adquiridos. Além das paródias os estudantes levaram receitas, trocarem e explicaram na sala, sendo assim concluímos o módulo com sucesso.
ALGUMAS MÚSICAS COMO:
AÍ SE EU TE PEGO – MICHEL TELÓ
O ÚLTIMO ROMÂNTICO – LULU SANTOS
EPITÁFIO – TITÃS
DESTRIBUIDOR DA HIGIENE – TIM MAIA´
CURSO TÉCNICO EM INFRA-ESTRUTURA
MÓDULO 16 – Técnicas de Construção.
Com este Módulo Técnica de Construção, chegamos ao fim da caminhada, onde foram abordados diferentes temas relacionados à construção, com dicas importantes sobre os cuidados com o meio ambiente e o reaproveitamento de materiais que foram descartados. Aprofundamos um pouco mais na História e tomamos como conhecimento sobre as construções do século passado e as suas contribuições para a Arquitetura atual. Trabalhamos de forma produtiva o tema relacionado na área de construção, como leitura e desenhos de projetos, o papel do funcionário quanto à construção e conservação , manutenção física dos prédios escolares.
terça-feira, 27 de março de 2012
quinta-feira, 22 de março de 2012
terça-feira, 20 de março de 2012
Aula do Dia 17 de Março- Turma de Alimentação Escolar
Módulo 15 – PLANEJAMENTO E PREPARO DE ALIMENTOS
O Módulo trouxe oportunidade de conhecer algumas formas de estimular a alimentação saudável no ambiente escolar através de estratégias, pois é um método utilizado para atingir determinado objetivo.
Na aula foi trabalhado a prática, onde cada estudante preparou uma unidade para apresentar de forma clara e objetiva utilizando uma estratégia, contamos com a presença da Dona Elza que mostrou como podemos nos alimentar de forma 100% natural, levou várias novidades para apresentar e preparar junto com as estudantes, por exemplo, o suco verde; o doce da casca da laranja hidratada cortada em tirinhas pequenas; o bolo de soja com legumes e a farofa de sementes de melancia, melão e abóbora e finalizamos a aula com a palestra sobre a pirâmide alimentar com a nutricionista do município.
quinta-feira, 15 de março de 2012
quinta-feira, 8 de março de 2012
terça-feira, 6 de março de 2012
Aula dia 03 de Março- Módulo 15
Aconteceu no último sábado 03 de Março, mais uma aula do Profuncionário.
Tivemos uma Palestra muito produtiva, com o Engenheiro Eletricista e Inspetor auxiliar do CREA-MS em Naviraí João Ricardo Somensi, falando a todos sobre Equipamentos elétricos e eletrônicos e Econonia de Energia.
Na turma de infraestrutura foi trabalhado de forma proveitosa, pois através do mesmo conhecemos os benefícios e os cuidados para se obter uma energia de qualidade.
Outro fator importante foi conhecer mais a fundo como funciona as nossas hidrelétricas, a distribuição da energia, os principais programas financiados pelo governo como o Luz Para Todos .O objetivo principal foi conscientizar o consumidor sobre o uso racional da energia, dando dicas importantes sobre como economizar citando os cuidados com as lâmpadas,aparelhos domésticos,e outros.
Os alunos tomaram conhecimentos técnicos sobre os equipamentos elétricos e suas funções, e como podemos estar fazendo os descartes do mesmo sem prejudicar a natureza. Sendo assim aprendemos que a energia nos proporciona conforto, mas é de suma importância usá-la de forma consciente para que possamos desfrutar cada vez mais.
Na turma de secretaria estudamos sobre as dimensões técnicas e pedagógicas da administração de materiais, que estão para além da organização do espaço físico de um depósito, mas, sobretudo,dizem respeito à constituição de uma identidade educativa voltada às preocupações com o uso racional de recursos materiais e à cultura do não desperdício. as informações básicas necessárias ao desenvolvimento
das habilidades essenciais aos cuidados com o patrimônio público, no âmbito da escola. São conteúdos relacionados à aquisição, à manutenção, à preservação e à economia dos bens públicos, que se comunicam transversalmente com valores, como ética, transparência e democracia, além do desenvolvimento,no seio escolar, de uma consciência ambiental – tão fundamental em nossos dia.
“Conscientize-se da importância de planejar e de conhecer”
João Ricardo Somensi
Tivemos uma Palestra muito produtiva, com o Engenheiro Eletricista e Inspetor auxiliar do CREA-MS em Naviraí João Ricardo Somensi, falando a todos sobre Equipamentos elétricos e eletrônicos e Econonia de Energia.
Na turma de infraestrutura foi trabalhado de forma proveitosa, pois através do mesmo conhecemos os benefícios e os cuidados para se obter uma energia de qualidade.
Outro fator importante foi conhecer mais a fundo como funciona as nossas hidrelétricas, a distribuição da energia, os principais programas financiados pelo governo como o Luz Para Todos .O objetivo principal foi conscientizar o consumidor sobre o uso racional da energia, dando dicas importantes sobre como economizar citando os cuidados com as lâmpadas,aparelhos domésticos,e outros.
Os alunos tomaram conhecimentos técnicos sobre os equipamentos elétricos e suas funções, e como podemos estar fazendo os descartes do mesmo sem prejudicar a natureza. Sendo assim aprendemos que a energia nos proporciona conforto, mas é de suma importância usá-la de forma consciente para que possamos desfrutar cada vez mais.
Na turma de secretaria estudamos sobre as dimensões técnicas e pedagógicas da administração de materiais, que estão para além da organização do espaço físico de um depósito, mas, sobretudo,dizem respeito à constituição de uma identidade educativa voltada às preocupações com o uso racional de recursos materiais e à cultura do não desperdício. as informações básicas necessárias ao desenvolvimento
das habilidades essenciais aos cuidados com o patrimônio público, no âmbito da escola. São conteúdos relacionados à aquisição, à manutenção, à preservação e à economia dos bens públicos, que se comunicam transversalmente com valores, como ética, transparência e democracia, além do desenvolvimento,no seio escolar, de uma consciência ambiental – tão fundamental em nossos dia.
“Conscientize-se da importância de planejar e de conhecer”
João Ricardo Somensi
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Aula dia 04 de Fevereiro- Módulo 14
Técnico em Alimentação Escolar
Módulo 14 – Organização e Operação das cozinhas
O módulo trabalhou mais uma etapa mostrando quais são as funções e seus objetivos para que as pessoas trabalhem em conjunto, visando uma alimentação saudável que envolve vários aspectos como: nutricional, higiênico, social, cultural, dentre outros. Todos esses aspectos devem estar interligados e devem ser observados durante o preparo dos alimentos. È por isso que a organização e a operação de cozinhas escolares são atividades educativas, uma vez que todos os aspectos citados podem ser respeitados se as tarefas na cozinha forem realizadas. Cada etapa tem sua importância e precisa de cuidados de higiene necessários em cada etapa de produção, as possibilidades que existem de transformar a alimentação na escola em um momento de aprendizagem e integridade entre funcionários, estudantes e professores e valorizar a cultura local.
Assinar:
Postagens (Atom)